27 julho 2010

Técnicas de Scrap #3 - Relevo quente (hot emboss)

Oi gente!
Continuando a febre de carimbar e carimbar, hoje vou falar um pouquinho sobre o relevo quente, ou hot emboss. Como o nome diz, a maravilha da coisa é você obter um relevo utilizando calor, na forma do carimbo que você escolher. Para utilizar essa técnica você vai precisar de:

- Carimbo: o de sua preferência, lembrando que o que for carimbado vai ficar em relevo.

- Carimbeira: não serve as de secagem rápída, porque você precisa jogar o pó em cima da superfície que foi carimbada e ele só vai grudar onde tiver tinta (se já tiver secado, não gruda!) Existe uma carimbeira transparente muito utilizada para emboss, porque não mistura com a cor do pó. Como eu não tenho essa carimbeira, utilizo a mesma cor que escolhi para o pó, assim fica tudo de uma cor só.

- Pó para emboss (embossing powder): é o que se coloca em cima da superfície carimbada. Existem vários tipos, dependendo do efeito que você quer obter. Depois de alguns segundos é só retirar o excesso e aquecer com o...

- Aquecedor para emboss: não serve o secador de cabelo, acreditem! - eu testei...  ;)  Eu gosto de aplicar primeiro por debaixo da superfície carimbada, para não espalhar o pó. Sempre em movimentos circulares ou de vai-e-vem para não queimar o papel (também já queimei, fica torradinho MESMO!!) E depois em cima para finalizar.

Eu tenho três tipos de pós para emboss: esse da American Crafts, que é muito legal, tem de vária cores inclusive metálicas, e que literalmente derrete formando um relevo uniforme.

Esse do Tim Holz, da Ranger, que é para distressar, ou seja, você faz o emboss igualzinho que sempre, só que depois que esfria, se esfrega suavemente com o dedo para espalhar os cristais que ficam na superfície. O efeito é lindo!

E esse Perfect Pearls, da Ranger também, que forma uma película perolada na superfície carimbada. Na verdade não forma relevo, mas fica parecendo que se usou uma carimbeira metálica. É um detalhe e tanto!

Escolhi um carimbo da Goodies que eu adoro e carimbei na cor branca para poder usar o pó branco.

Uma dica da Mila lá do Paraíso é usar talco na hora de fazer o emboss, para que o pó fixe somente na tinta da carimbeira e não suje em volta. Eu quis fazer aqui para mostrar que funciona inclusive quando se usa um papel escuro. Mas esse truque não serve se o pó escolhido é o distress, porque senão os cristais vão todos embora na hora de limpar o talco, e o que se quer nesse caso é justamente esfumaçar em volta!

Aqui é como fica a carimbada em cima do talco:

Agora se aplica o pó generosamente:

Depois de retirar o excesso, fica assim:

Depois de aquecer, fica assim:

E depois de limpar o talco com um paninho seco, fica assim:

Daí é só finalizar! Dá pra fazer tags, aplicar diretamente nas páginas... Mil e uma utilidades!

E por hoje é só.

Mas para não perder nenhuma novidade, siga-nos no Twitter @scrappiness e no Face!!  

Até a próxima!

http://scrappinessdesigns.us5.list-manage1.com/subscribe?u=5cc262594c6044ae1d2956899&id=49f91bd579

5 comentários:

  1. Que chique Vanessa....eu só tenho o primeiro......também já queimei um papel.....uso bem pouco meu aquecedor...tadinho....tinha até esquecido dele....agora que vc me lembrou....vou procurá-lo......rsrsrs
    kisses
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fiz emboss... mas tenho vontade de tentar... Valeu pelas dicas! ;)
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. adoro emboss, e esse carimbo é fofo! bjs.

    ResponderExcluir
  4. Van, esse carimbo é ainda mais fofo que aquele nosso preferido "tudo de bom"! Fala sério. Adoro esses seus carimbos!Bjs, K.

    ResponderExcluir
  5. Estou adorando seu blog. Estou engatinhando na arte do scrap, e vc está me solucionando muitas dúvidas. Parabéns pela criatividade e pela paciência de postar tantas dicas.
    bjos

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!!

Hi there, how nice you're here!!